in

Boas práticas de e-mail: antes de enviar, revise o texto

Podemos escrever um e-mail pelo celular ou pelo computador.

Pelo computador, a pressa da digitação pode fazer com que palavras sejam digitadas erradas – alguma letra pode ser abstraída, as letras podem ser trocadas ou algum erro de ortografia pode ser cometido.

Também não podemos esquecer da pontuação. Muitas vezes, vamos digitando e nos confundimos ao inserir vírgulas e pontos finais. O mesmo é válido para a acentuação.

Se estivermos falando de celular, os fatores acima precisam ainda mais de atenção, uma vez que a dinâmica da digitação não é tão fácil quanto pelo computador, já que a tela e o teclado são menores e, o fato de ser touch, facilita a digitação errada de uma letra – aquela famosa situação em que você tem certeza de que apertou uma letra, mas saiu outra.

Além disso, ainda pelo celular, há a correção automática: às vezes, no meio da digitação, o sistema entende o que você quer falar e já finaliza a palavra – o problema é que, em muitos casos, ele entende errado. Sem contar quando você digita uma palavra errada, que dá margem para diversas outras possibilidades de palavras, e o sistema, mais uma vez, corrige automaticamente.

Leia e releia o e-mail antes de enviar

Por esses motivos, a dica do Etiqueta Virtual é que você sempre leia e releia o texto antes de apertar o botão enviar, tornando-se possível identificar os erros de digitação e/ou de português, evitando que você envie um e-mail com deslizes.

Lembre-se: todo e qualquer e-mail e mensagem que você enviar ficará registrado e poderá ser repassado para outras pessoas. E, principalmente quando falamos de e-mail profissional, os erros de digitação podem fazer com que, quem estiver do outro lado, crie uma percepção negativa sobre você.

Portanto, separe alguns minutos para revisar o texto e ter a certeza de que está enviando uma mensagem impecável! 😉

Deixe seu comentario

Written by Tânia d'Ávila

Tânia d’Ávila é paulistana, graduada em relações públicas pela FAAP e pós-graduada em marketing e comunicação integrada pelo Mackenzie. Em sua formação, destacam-se cursos voltados para a área de marketing digital (ESPM), branding (Trespontos e FGV) e planejamento estratégico de comunicação (Trespontos e ESPM), além de ter cursado Docência e Metodologia de Ensino Superior pela FGV. Possui mais de 7 anos de experiência, tendo trabalhado em agências e consultoria de branding e marketing digital, nas áreas de conteúdo e planejamento estratégico. Desde 2014, atua como consultora de branding, relações públicas e marketing digital, apoiando empresas de pequeno e médio porte em ações de comunicação aliadas à gestão de marca. Escreve artigos sobre os segmentos e ministra palestras sobre a área.

[g1_socials_user user="9" icon_size="28" icon_color="text"]

Boas práticas de e-mail: evite o internetês ao redigir uma mensagem formal

Informações profissionais: peça autorização antes de postar