in

Está em dúvida sobre como escrever uma frase? Reformule o texto!

Já falamos aqui no blog sobre a necessidade de revisar um texto antes de enviar um e-mail ou publicar algum conteúdo nas redes sociais.

Hoje, queremos dar outra dica também relacionada à escrita, mas que vai um pouco além da revisão de texto.

Você já se pegou lendo e relendo algo que escreveu e com uma baita dúvida se a formulação da frase está certa? Seja em concordância, conjugação de verbo, acentuação ou qualquer outro aspecto. Quem nunca, né?

Nessas horas, vale recorrer ao Google para tentar desvendar o mistério ou vale perguntar para alguém que está ao seu lado.

Mas nem sempre as outras pessoas também sabem responder a sua dúvida. E, por incrível que pareça, nem sempre o Google consegue ajudar – sim, é possível encontrar as mais diversas regras gramaticais no site de busca, mas se a sua dúvida for referente a algo muito específico, pode ser que você não encontre as respostas necessárias.

Então, o que fazer nesses casos?

No texto, substitua suas dúvidas por certezas

A dica do Etiqueta Virtual é que sempre que você estiver nessa situação, ao invés de arriscar publicar algo com um possível erro de português, tente reformular a sua frase substituindo os ocasionadores da sua dúvida por algo que você tenha certeza de que está certo, expressando-se da maneira correta. Dessa forma, você garante que irá enviar ou publicar um texto com o português perfeito.

Mas se, por qualquer motivo, não for possível fazer essa substituição – e dependendo para quem se destinar o conteúdo que você estiver escrevendo – vale fazer uma brincadeira e colocar uma observação ao final do texto, dizendo que está em dúvida sobre determinada frase, fazendo com que um possível deslize se torne algo bem-humorado! E quem sabe, dessa forma, você não consiga ajuda para ter suas dúvidas respondidas, não é mesmo? 😉

Deixe seu comentario

Written by Tânia d'Ávila

Tânia d’Ávila é paulistana, graduada em relações públicas pela FAAP e pós-graduada em marketing e comunicação integrada pelo Mackenzie. Em sua formação, destacam-se cursos voltados para a área de marketing digital (ESPM), branding (Trespontos e FGV) e planejamento estratégico de comunicação (Trespontos e ESPM), além de ter cursado Docência e Metodologia de Ensino Superior pela FGV. Possui mais de 7 anos de experiência, tendo trabalhado em agências e consultoria de branding e marketing digital, nas áreas de conteúdo e planejamento estratégico. Desde 2014, atua como consultora de branding, relações públicas e marketing digital, apoiando empresas de pequeno e médio porte em ações de comunicação aliadas à gestão de marca. Escreve artigos sobre os segmentos e ministra palestras sobre a área.

[g1_socials_user user="9" icon_size="28" icon_color="text"]

Novos recursos para grupos do Whatsapp protegem a privacidade dos usuários

Etiqueta Virtual também é sobre privacidade e segurança virtual